Lições de Michael Jordan

Tenha metas claras – é fundamental saber o que você quer e seguir em frente. Não deixe que ninguém diga o que você deve fazer. No caminho do sucesso, muitas pessoas tentaram desviá-lo, mas somente com a CERTEZA daquilo que você quer e com o FOCO em se manter na direção correta as coisas realmente acontecerão.

Busca pela excelência – Uma das maiores características de Michael Jordan era exatamente a busca pela EXCELÊNCIA. Ele sempre deixou claro para si mesmo que seu principal objetivo era ser o melhor. Eu também acredito que se você quiser se destacar, precisa ser o melhor ou pelo menos estar entre os melhores, não há espaço para amadores.

Vença seus medos – Uma das principais características de Michael Jordan é justamente a vontade de vencer seus próprios medos. Ele diz que não fica pensando nas conseqüências de errar, se fizesse isso jamais se tornaria quem se tornou. Ele nos lembra de que coragem não é ausência de medo, mas a capacidade de dominar essa emoção.

Comprometimento – muitas pessoas não conseguem alcançar o sucesso porque arranjam desculpas para si mesmas. Se você quer realmente ser melhor e alcançar o sucesso, precisa estar comprometido com essa decisão. Você precisa entender que no caminho do sucesso existe um “preço a ser pago” e somente com comprometimento esse preço não se tornará um fardo.

Aprenda a trabalhar em equipe – uma das famosas frases de Michael Jordan fala justamente sobre a importância de saber trabalharem equipe. Ele diz: “O talento ganha jogos, mas o trabalho em equipe e inteligência vencem campeonatos”. Quantas pessoas talentosas você conhece que não chegaram a lugar nenhum justamente porque são individualistas e querem fazer as coisas da sua própria maneira? O fundador do Mc Donald’s, Ray Croc, dizia que “ninguém é mais forte do que todos nós juntos”.

Mantenha os fundamentos – Michael diz que os fundamentos são os pilares que fazem com que tudo mais funcione. Para construir uma carreira de sucesso você deve ser excelente no que fundamenta sua profissão. No basquete é fundamental saber driblar, arremessar, cortar, enterrar, saltar. Não adianta ter enorme impulsão e não saber enterrar a bola na cesta. Você domina os fundamentos básicos na sua profissão?

Seja um líder – Michael Jordan sempre preferiu ser um exemplo do que alguém que dita o que você deve fazer. Se você quer ser um líder, precisar se tornar aquilo que deseja ver em outras pessoas. Ninguém segue pessoas incongruentes, que dizem algo, mas não acreditam naquilo que estão dizendo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: